domingo, 9 de setembro de 2012

Domingo na cozinha

Cama, cozinha, F1, Azarenka x S. Williams e NFL, assim posso resumir o domingo...

Para aqueles que pediram a receita da 'lasagne', vai aí então:

Ingredientes da massa:
400g de farinha de trigo;
3 ovos grandes ou 4 normais;
um pouco de sal e um pouco de água (uns 70 ml).

Modo de preparo:
Disponha a farinha sobre uma mesa, abra um buraco no monte, despeje os ovos, a água e o sal. Com um garfo, vá batendo os ovos dentro da cavidade e vá puxando um pouco da farinha. Misture tudo até a massa ficar uma nojeira e grudando no dedo, nessa hora você deve espalhar um pouco de farinha sobre a mesa e começar a sovar a massa (com a base da mão). Rapidamente ela muda de textura e pára de grudar na mão. Continue sovando até que ela fique homogênea, mas não muito elástica. Embrulhe com filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Após o tempo, divida a massa em bolas (para referência do tamanho das bolas de massa, deixe-as iguais ao tamanho de 2 ovos). Abra a massa um pouco com a mão e depois com o rolo, abra-a em todos os sentidos, deixando na espessura desejada (não esqueça que ela incha depois de cozida). Corte em tiras com 10cm x 20cm.

Cozinhando a massa:
Coloque em uma panela 1 litro de água para cada 100g de massa. Quando a água ferver, coloque 10g de sal grosso para cada litro de água (eu usei sal refinado mesmo). Ponha a massa e mexa delicadamente com uma escumadeira. Quando a água ferver novamente e a massa perder a cor, é sinal que está no ponto ou próximo disso. Recomendo cortar um pedacinho e experimentar para ver. Se ela não estiver branca por dentro, é sinal que está al dente, o ponto tão sonhado da massa, mas como vamos colocar no forno, é preciso ficar um pouco mais mole, para a massa não absorver os temperos. Quando estiver no ponto, adicione água fria à panela para para o cozimento, tire a massa e coloque sobre um pano limpo.

Montagem da lasanha:
Cada um tem o seu jeito de montar a lasanha, como era a primeira vez que estava fazendo em casa, usei um tática simples, quanto mais ingredientes, menor a possibilidade de sentir o gosto da massa, caso ela fique ruim. Então fiz uma lasanha a bolonhesa com presunto também, para encobrir ao máximo o gosto da massa. Na montagem, sempre o molho vai por baixo, aí você põe uma camada de massa, o presunto e o queijo (usei mussarela ralada, fica mais homogênea depois que derrete). Na segunda camada, pus massa, molho, presunto e queijo. Fiz isso para o molho a bolonhesa não encharcar o queijo. Como o pirex não era tão alto, montei mais uma camada de massa, molho, presunto e queijo. Sobre o queijo, coloquei mais uma massa e o molho. Por cima do molho, espalhei o bechamel e cobri com parmesão ralado.

O resultado final foi esse:




O bechamel é simples de preparar. Você precisa de 80g de manteiga, 60g de farinha de trigo e 1 litro de leite. Derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha. Mexa intensamente por 1 minuto e desligue o fogo, deixando amornar. Aqueça o leite, sem deixar ferver e vá adicionando ao pouco sobre a mistura anterior, continue a mexer e vá adicionando o leite. É importante não deixar empelotar. Após adicionar todo o leite, ligue o fogo e deixe ferver. Após iniciar a fervura, adicione sal e noz moscada, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.

Sugiro a seguinte ordem de preparo, para não ter problemas. Primeiro o molho a bolonhesa, depois a massa e monte a lasanha. Deixei o bechamel por último, para não correr o risco dele criar crosta por cima. Para evitar isso, você pode espalhar um pouco de manteiga derretida por cima, após apagar o fogo, mas preferi utilizar direto.

É importante não deixar que nada transborde o pirex, para não escorrer sobre a chapa do forno e encher a cozinha de fumaça.

A receita da 'strata' eu coloco amanhã...