sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A flauta mágica de Othar Turner....

A flauta é um instrumento que me encanta desde pequeno e nas minhas incursões pelo mundo do blues descobri um sensacional músico chamado Othar "Otha" Turner.
Othar é apresentado no documentário "Feel like going home", da série 'Martin Scorsese presents The Blues". A sua história de vida é como a de muitos bluesmen do passado, teve uma infância pobre, começou a trabalhar no campo cedo em troca de quase nada (no caso dele, US$0,75 ao dia na colheita do algodão) e, movido pela paixão, aprendeu a tocar por si só.
No blues vemos uma série de grandes nomes que foram auto-didatas... Robert Johnson, BB King, Sonny Boy Williamson, Son House, Leroy Carr...
Turner foi o último grande nome do blues a tocar flauta de "river cane" (uma espécie de bambu). Sua técnica era única e foi passada à sua neta, que tenta levar essa música adiante. A origem da música de Turner está ligada ao continente africano e esse é o gancho dado por sua aparição no documentário, a partir desse momento, Corey Harris vai a África buscar as origens da música que na América aliou a flauta ao tambor.
Sua batida é marcante e cercada por um ar de melancolia e tristeza.
Othar Turner morreu em 2003, ano de lançamento da série de Scorsese.


Nenhum comentário:

Postar um comentário