quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Caipirinha!

 

Sou assinante da revista da Billboard e todo mês eles publicam alguns rankings nacionais e internacionais de música. É claro que na edição impressa ele acaba sendo um pouco desatualizado, mas no site da revista constam os rankings atuais.

Lendo a revista de mês resolvi dar uma olhada no BRASIL HOT 100 AIRPLAY e fiquei assustado com o que vi, abaixo segue a cópia do TOP 10:

#

TÍTULO ARTISTA

1

Amo noite e dia Jorge & Mateus

2

Tá se achando Guilherme & Santiago

3

Tapa na cara Zezé di Camargo & Luciano

4

Sinais Luan Santana

5

Alejandro Lady Gaga

6

Estrela Hugo Pena & Gabriel

7

Fugidinha Michel Teló

8

Madri Fernando & Sorocaba

9

Não mais Victor & Léo

10

Famosa Claudia Leitte

É impressionante o fenômeno da música caipira. Será que é excesso de corno no país?

No TOP 10, 80% são músicas sertanejas, as duas que sobram são de qualidades discutíveis. Podemos assim perceber como o brasileiro consome material de péssima qualidade quando o assunto é música.

O enredo da estória contada é quase sempre o mesmo, um homem apaixonado, abandonado, arrependido por não ter dado valor à pessoa amada. Tem também aquele que não consegue ficar com a mulher que quer e acaba ‘esculachando’ a coitada.

Em “Amo noite e dia'”, Jorge & Mateus cantam a seguinte estrofe:

“Passa o dia, passa a noite tô apaixonado,
Coração no peito sofre sem você do lado,
Dessa vez tudo é real, nada de fantasia...”

Já Guilherme & Santiago cantam em “Tá se achando” o seguinte:

“Tá se achando bacana, gostosa, um mulherão
Rasga dinheiro, tem gelo dentro do coração
Tá se achando bacana, gostosa, um mulherão
Pintou saudade, to sabendo, vai correr pro meu portão”

Sinceramente, eu queria entender como uma pessoa consegue chegar em casa, depois de um dia estressante de trabalho e resolve escutar isso para relaxar ou como resolve curtir uma balada e vai para um ‘sertanejo’? Eu não consigo. Não vou negar que já fui a balada sertaneja ou a show dessas duplas, mas fui por estar com meus amigos, não consigo me empolgar com isso.

Ah! Estava terminando o post e esquecendo de colocar a melhor música de todas por causa de seu trocadilho com a “Fugidinha” (Michel Teló):

“O jeito é dá uma fugidinha com você
O jeito é dá uma fugida com você
Se você quer saber o que vai acontecer,
Primeiro a gente foge, depois a gente vê”

Foge e não canta nunca mais!

 

Michel Teló – Fugidinha

 

Guilherme & Santiago – Tá se achando

Nenhum comentário:

Postar um comentário