quinta-feira, 14 de abril de 2011

Robô ED x Collor

 

O Ministério de Minas e Energia disponibilizou uma nova ferramenta para tratar da preservação do meio ambiente, um chat. Só que esse chat é com um robô, cujo nome é Ed! Mesmo com respostas programadas ele pode ser muito útil para a conscientização de crianças, por ser uma ferramenta interativa na qual é possível interagir com algo que habita o imaginário de todas as crianças, o robô.

O endereço é http://www.ed.conpet.gov.br/br/

Instigado por algo que li em um site, resolvi fazer algumas outras perguntas ao ED. Abaixo transcrevo nossa “conversa”:

Robô Ed:
Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?

Você:
Você gosta do Lula?

Robô Ed:
O Lula foi presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos: 2002-2006 e 2006-2010. Seu governo obteve cerca de 80% de aprovação da população brasileira e foi internacionalmente reconhecido.

Você:
Você gosta do FHC?

Robô Ed:
Fernando Henrique Cardoso é sociólogo e cientista político. Foi eleito presidente do Brasil por duas vezes (governou de 1995 a 2002), Senador da República (1983 a 1992), Ministro das Relações Exteriores (1992) e Ministro da Fazenda (1993 e 1994). Lecionou na Universidade de São Paulo, na Universidade de Paris e foi ainda membro da CEPAL.

Você:
Você gosta do Collor?

Robô Ed:
Curto música, ler, conversar... e você?

Você:
Você gosta do Sarney?

Robô Ed:
José Sarney foi Presidente do Brasil de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990. Sabia que dois Presidentes da República entraram para a Academia Brasileira de Letras? Sarney (que foi eleito para a ABL em 1980 e ocupou a cadeira número 38, a mesma de Santos Dumont) e Getúlio Vargas.

Você:
Você gosta da Dilma?

Robô Ed:
Dilma Vana Rousseff é a primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil.

Você:
Você gosta do Collor?

Robô Ed:
Eu?

Você:
É, você gosta do Collor?

Robô Ed:
Eu não.

Você:
Por que não?

Robô Ed:
Porque não, oras...

Você:
Ele fez alguma coisa para você?

Robô Ed:
Pra mim?!

Você:
Sim, pra você!

Robô Ed:
Tem certeza?

Você:
Tenho!

Robô Ed:
Calma! Nem te contei ainda
o que eu estudei hoje...

 

O ED é meio complexado com o Collor, fala da Dilma, do Lula, do Sarney e até mesmo do FHC, mas não fala do Collor. Estranho isso?! O Collor é aliado do governo federal que insiste em esconder o passado que todos nós conhecemos. Além de Senador, Collor é Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Todos fingem esquecer o passado dele, Ed prefere fingir que nem existiu!

Política à parte, o chat é bem interessante e instrutivo.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário