domingo, 12 de junho de 2011

F1 e F-Indy: comentários!

Que corrida espetacular neste domingo. O GP do Canadá de F1 foi emocionante, mesmo tendo um intervalo de 2 horas devido às chuvas.
Button conquistou uma vitória de forma impressionante e seus números na corrida é que nos fazem ver isso, foram 5 paradas nos boxes, 1 drive-throug e 2 acidentes, sendo que um deles ainda será investigado após a corrida. E, após tudo isso, como ele conseguiu passar o Vettel? O alemão não aguentou a pressão na última volta e escapou nas últimas curvas, dando de mão-beijada a vitória para o piloto inglês.
Como destaque da corrida ainda temos o Michael Schumacher que, na minha opinião, fez a melhor corrida desde sua volta. Chegou a andar em segundo, tendo ultrapassado Massa e Kobayashi em uma manobra só, mas acabou no quarto lugar, que foi o suficiente para conseguir igualar o número de pontos de seu companheiro.
Massa também esteve bem na corrida, com um carro veloz, chegou a pressionar Alonso, mas demorou muito para ultrapassar Kobayashi. Quando conseguiu chegar ao segundo lugar, escorregou ao sair do traçado já com pneus macios na tentativa de ultrapassar um retardatário e acabou perdendo o bico do carro, o que provocou mais um pit stop. Mesmo assim conseguiu terminar em sexto, chegando justamente um bico à frente do japonês (sempre ele).
No mais, os outros destaques que temos é o sempre combativo piloto da Sauber (Kobayashi) e ânsia incessante de Lewis Hamilton em fazer bobagens. Ao tentar ultrapassar seu companheiro, ainda no começo da corrida, pegou o mesmo traçado que Button fazia e acabou prensado contra o muro e para piorar, ao invés de encostar o carro em uma área qualquer, tentou continuar conduzindo o carro, mesmo com as suspensões esquerdas (diant. e tras.) quebradas, e acabou provocando a entrada do safety car ao parar o carro na pista.
Muita boa a corrida, há muito tempo não via uma com tanta emoção. Mesmo assim, melhorando o espetáculo, proporcionando mais ultrapassagens, continuo sendo contra o uso da asa móvel, um dispositivo que transforma em covardia uma ultrapassagem, já que o piloto que está sendo atacado na pode utilizá-la. Sou mais o uso de algo tipo o 'push-to-pass' da F-Indy.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Por falar em F-Indy, que coisa ridícula que aprontaram ontem. A corrida do Texas sempre foi um das melhores por ter um oval muito rápido, onde é possível fazer a volta toda sem tirar o pé, e também perigoso.
A prova de ontem foi dividida em 2 baterias com 114 voltas cada e com um intervalo de 1 hora entre as baterias. As posições de largada da primeira prova foram definidas em treino (normal), mas para a segunda houve um sorteio nesse intervalo. Na ordem inversa de chegada, o piloto ia a um mural, escolhia um pneu qualquer que está lá e girava para ver qual a posição estava gravada ali. Tony Kanaan se deu bem, largou em primeiro e conseguiu chegar em quarto. Franchitti, que venceu a primeira parte da corrida, não teve sorte e largou em #28 na segunda, mesmo assim conseguiu terminar em sétimo. Já Will "Big Nose" Power, largou em terceiro na segunda prova e conseguiu ficar com a vitória, sendo seguido por Dixon e Castroneves. Essa foi a primeira vitória de Power em circuito oval, que tem várias vitória em circuitos mistos.

Após a etapa do Texas a classificação ficou assim:
#1 Will Power 239 (AUS-Penske)
#2 Dario Franchitti 218 (SCO-Chip Ganassi)
#3 Scott Dixon 169 (NZL-Chip Ganassi)
#4 Oriol Servia 163 (ESP-Newman/Hass)
#5 Tony Kanaan 159 (BRZ-KV)
#6 Ryan Briscoe 146 (AUS-Penske)
#7 Graham Rahal 136 (USA-Service Central Chip Ganassi)
#8 Alex Tagliani 135 (CAN-Sam Schmidt)
#9 JR Hildebrand 125 (USA-Panther)
#10 Takuma Sato 118 (JPN-KV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário