segunda-feira, 6 de junho de 2011

Itaquerão: o retrato fiel da Copa-2014

Há muito venho falando da Copa do Mundo de 2014, já escrevi duas ou três vezes aqui no blog sobre isso.


Hoje o UOL divulgou uma matéria sobre o Itaquerão, o estádio do Corinthians, que deverá ser o representante paulista na Copa e receberá a abertura.


A Odebrecht (sempre ela) começou a fazer a terraplanagem do terreno mesmo não tendo projeto final definido, orçamento fechado e contrato assinado. Ainda são muitos os pontos a serem definidos e a reportagem do UOL enviou 7 perguntas aos representantes da empresa que fugiram de responder e enviaram um carta que foge tanto do esclarecimento quanto a entrevista do Palocci. Quanto a resposta do Corinthians enviada por Luís Paulo Rosemberg, diretor de marketing do clube, está cheia de incertezas e ironias que nos fazem acreditar que quem vai pagar está conta de mais de um bilhão de reais seremos nós, mais uma vez.


Rosemberg chega a afirmar que para reduzir o valor do orçamento utilizará até mesmo a "manipulação de repórteres em entrevistas escritas" e complementa dizendo que "tudo vale para termos estádio sem quebrar nosso caixa". O clube aposta que conseguirá cerca de R$250 milhões somente com naming rights (direito de exploração do nome do estádio), sendo que nenhum clube na Europa consegue isso.


A irresponsabilidade fiscal e o desrespeito ao erário público serão as grandes marcas desta Copa do Mundo, que deixará um legado de dívidas e dúvidas.


Link para a reportagem do UOL: http://bit.ly/iygoaR

Um comentário: