segunda-feira, 6 de junho de 2011

Operação Overlord - 67 anos

Há 67 anos a Segunda Guerra Mundial iniciava uma nova fase, com a virada de jogo no flanco ocidental. O desembarque na Normandia, também conhecido como Dia D, aconteceu no dia 06/06/1944, surpreendendo Hitler e confirmando aquilo que Rommel já imaginava.

A operação foi grandiosa e aconteceu numa área de 80 km da costa francesa. Ela teve início à meia-noite com uma chuva de paraquedistas, cerca de 24.000 homens da Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá, além de tropas livre do exército francês. Ao raiar do dia, às 6:30h, começou o desembarque nas praias, foram cerca de 7.000 de navios de transporte e ataque e barcaças de desembarque que carregavam cerca de 195.000 homens, sendo que aproximadamente 160.000 desembarcaram.

O bombardeio que precedeu o desembarque contou com 3.467 bombardeiros, 5.409 caças e 1.645 aviões diversos, que avançaram em baixa velocidade e com formações específicas visando enganar os radares que os identificavam como embarcações.

Aproximadamente 10 dias depois do Dia D, cerca de 326mil homens e 54mil viaturas de combate e transporte já haviam desembarcado em território francês.

Ainda assim, Hitler acreditava que haveria um desembarque maior em Pas-de-Calais devido a informações falsas passadas por agentes duplos, transmissões de informações erradas passadas por rádio e dispositvos eletrônicos que afetavam as comunicações e radares alemães.

Graças a homens como Churchill, Roosevelt, Stalin, Eisenhower, Montgomery, Ramsay, Leigh-Malory e outra dúzia de políticos e militares, além de alguns milhões de soldados foi possível que a partir deste dia, naquela parte da costa francesa, a Guerra tomasse um novo rumo e o mundo conseguisse, depois de muito tempo, enxergar a possibilidade da vitória aliada sobre o Eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário