segunda-feira, 29 de abril de 2013

A nossa Detroit x a Detroit deles

Vendo a timeline do Facebook hoje, pude perceber que diversas pessoas e instituições estavam compartilhando um link que direcionava a uma reportagem da Veja Rio chamada "A nossa Detroit".
A reportagem apresenta a região de Resende, Itatiaia e Porto Real, que está se tornando um polo automobilístico. Em Resende, temos a fábrica de caminhões e ônibus da Man Latin America (ex-Volkswagen Caminhões e Ônibus) e está em construção, com investimento de alguns bilhões a fábrica da Nissan. Em Itatiaia foi inaugurada a fábrica de máquinas pesadas da Hyundai e, em Porto Real, temos a PSA Peugeot Citroen. Todas eles estão investindo bilhões na região que está sendo tratada como o 'Eldorado'.
Os impactos que isto tem causado às cidades, principalmente em Resende, todos conhecem, principalmente aqueles que precisam rodar na cidade a partir da 17 horas, mas esta crítica não é o foco da publicação.
Em conversa com um amigo, ainda em 2012, já havíamos chegado à conclusão do que estava acontecendo aqui era o efeito Detroit, onde a cidade baseia sua economia em apenas um setor, atrai cada vez mais empresas ligadas àquilo, aproveita a onda, expande-se e depois de um tempo vem o inevitável.
O que chamamos de inevitável está exposto claramente no vídeo abaixo.
O segredo para um desenvolvimento permanente da cidade está na pulverização das atividades econômicas e não na concentração, o que deixa a cidade muito suscetível a problemas quando o setor não vai bem.
A cidade vive uma situação absurda em que, o governo Municipal, na busca de reduzir custos, está retirando a população carente da periferia, levando o mais próximo possível da região central, desativando os serviços públicos na região que fora esvaziada e demolindo tudo que existe no local para que a população não retorne.
Este vídeo mostra um pouco da situação da cidade hoje, mas no youtube existem tantos outros que mostram os problemas da cidade e até mesmo podemos encontrar alguns documentários.





Muitos acharam que sou um grande pessimista, um reacionário, um opositor, mas sou apenas um cara que quer mostrar aquilo que pode acontecer caso não tenhamos pessoas competentes administrando tudo isso que está acontecendo.

Link da reportagem da VejaRio: http://vejario.abril.com.br/edicao-da-semana/polo-automobilistico-porto-real-resende-sul-fluminense-739864.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário